Pessoas com estilo de apego ansioso anseiam por conexão. Estão habituadas a lutar e se esforçarem por manter vínculos, se deprimindo com a solidão e rejeição do parceiro, que normalmente é evitativo.

Há um enorme sentimento de fracasso quando a relação não funciona, devido ao investimento afetivo. É comum o ansioso, numa relação instável, ficar sempre em alerta, se afastando de amigos e família, além do desempenho profissional e acadêmico que despencar. Quanto mais o outro evita e negligencia, maior a obsessão..uma reprise dos conflitos infantis, onde a criança se preocupava em perder o vínculo devido as oscilações afetivas dos cuidadores.

Como pessoas com este estilo de apego têm facilidade de se apaixonar e investir em demasia desde do início da relação , é sugerido que, enquanto não souberem o estilo de apego do pretendente, não o tornem exclusivo.

Ter contato com outras pessoas, paqueras ou ficantes é uma excelente estratégia, pois assim diminui a ansiedade do ansioso…melhor não ter um ” salvador ” para curar suas necessidades. Com o sistema de apego não tão ativado, o ansioso passa a pensar melhor e com menos contaminação dos seus esquemas de rejeição e abandono, o deixando mais capacitado em escolher seu futuro parceiro.

Author

Terapeuta cognitivo comportamental e atuo como psicológo ha 15 anos . Tenho experiência em dependência química e principalmente relacionamentos destrutivos.

Escreva um comentário