A CULPA tem uma função muito importante na relação cuidador abusivo/ criança abusada: alivia emoções insuportáveis de sentir em crianças tão pequenas.
Mesmo após ser humilhada pela própria mãe, Clarinha, aos 5 anos, de forma meiga, leva um chocolate como forma de felicitar o dia da genitora.
Se culpar e exaltar uma mãe abusiva ajuda a criança a se desligar de dores insuportáveis como abandono, rejeição e abuso. ” Mamãe grita comigo para me tornar uma garota melhor.”
Com a chegada da adolescência e a sofisticação dos pensamentos realísticos, a culpa por sofrer abusos parece não se sustentar.
Entretanto, independente da idade cronológica, adultos ainda buscam na culpa o remédio para aliviar suas dores infantis. “Ela fez o melhor que pôde. Graças a seu jeito truculento aprendi a lidar com as adversidades.”
Em um dia tão significativo como este , alguns adultos não conseguirão calar suas crianças violadas uivando de dor diante de tanto desprezo e desamor.
De forma impulsiva, poderá haver um presente bonito e uma postagem no feed cheio de gratidão…gratidão por desligar , mesmo que de forma temporária, a criança que grita “Feliz dia para a pior mãe do mundo.”